Sejam Bem Vindos!

Este blog foi criado para melhor interação com meus alunos do Ensino Médio, facilitando a comunicação, troca de infromações e conteúdos. Espero que seja útil a todos que se interessam pelos temas abordados.

sábado, 22 de outubro de 2011

 

Atividade sobre A QUESTÃO DA DIVERSIDADE E DO DIREITO A DIFERENÇA


I. O ETNOCENTRISMO:

Dá-se o nome de etnocentrismo a atitudes de grupos humanos de supervalorizar seus próprios valores, sua própria cultura. O fenômeno do etnocentrismo manifesta-se de várias formas. Podemo-lo sentir quando as pessoas ridicularizam costumes e hábitos de povos diferentes. O brasileiro comum censura, por certo, a consagração da vaca na Índia e estranhará a indumentária escocesa masculino, parecida com um saiote. Nota-se portanto que o etnocentrismo denota um certo orgulho pela superioridade e credibilidade da própria cultura. é verdade que as pessoas não percebem que seus juízos ou julgamentos são preconceituosos em função da unilateralidade de sua atitude.

II. O RELATIVISMO:

Nesta analise devemos superar o discurso etnocêntrico, percebendo que o ser humano apresenta diferenças étnicas e culturais e aprendendo a conviver com essas diferenças dentro dos critérios da normalidade. Conviver com as diferenças é aceitar o outro como o outro é em sua essência, é não mensurar ou hierarquizar as realidades culturais e sim percebê-las como sendo fruto de uma dada realidade histórica instituída, e portanto, independentes e autônomas. As diferenças culturais compõem o painel humano em escala global, somos diferentes em nossas verdades, em nossos meios técnicos, em nossa religiosidade, em nossas instituições e principalmente em nosso cotidiano. E precisamos identificar a diferença cultural como algo salutar e não como diferenças que expressam a superioridade de alguns em detrimento de outros. Senão, o que seria do mundo se fossemos todos iguais? Na luta acadêmica contra o discurso etnocêntrico, foi cunhado o conceito de relativização, ou seja, o ser humano deve relativizar as diferença culturais e identificá-la enquanto dentro de uma realidade específica, própria. Aceitando portanto as culturas como sendo diferentes, o máximo complexas e simplificadas, mas nunca melhor ou pior, desenvolvida ou atrasada..

EXERCÍCIOS

01. (J.Rendeiro) O ser humano carrega as diferenças culturais como marcas de sua realidade, e acabam com isso, cirando um mensuração de suas verdades em relação à realidade daqueles povos que são diferentes.Sobre o assunto responda:

a) O ser humano naturalmente aceita as diferenças culturais, convivendo em harmonia com seu semelhante.
b) Os indivíduos dentro do corpo social tendem naturalmente a transgredir a realidade estabelecida e perceber o outro dentro do seu contexto histórico.
c) O ser humano tende a supervalorizar a sua realidade em detrimento de outras culturas diferentes
d) A humanidade já apresentou em um passado distante vários conflitos de origem cultural, étnica, fenômeno já superado no mundo atual.
e) A sociedade em todo a sua formação cultural consegue mesclar realidades étnicas distintas e a partir daí adaptá-las respeitando as distinções.

02. (J.Rendeiro) Sobre o etnocentrismo é correto afirmar:

a) É a supervalorização da cultura do outro em detrimento da sua realidade.
b) É a natural aceitação da cultura do estrangeiro e a total reformulação da sua cultura.
c) É a possibilidade do indivíduo de perder sua identidade étnica.
d) São as circunstâncias históricas que determinam a realidade cultural de um indivíduo.
e) É a supervalorização da cultura de um determinado grupo social em detrimento de outros.

03. (J.Rendeiro) Leia as afirmativas abaixo e marque a
alternativa correta:

I. O etnocentrismo é a necessidade do ser humano de adaptar sua realidade histórico-cultural aos padrões culturais em escala global.
II. O ser humano tradicionalmente, percebe o mundo como apresentando uma raça única, a raça humana e portanto aprendeu ao longo do processo histórico a aceitar as diferenças.
III. O discurso etnocentrico, transforma-se numa base direta para a ideologia racista.
IV. No discurso etnocêntrico existe uma freqüente supervalorização do padrão cultural de um determinado grupo em relação aos demais.

Estão corretas:
a) I e II          b) I e III     c) II e III     d) III e IV       e) Apenas a IV

04. (UFU) O discurso relativista, vem paulatinamente substituindo o discurso etnocêntrico, mas ainda precisa de uma grande consolidação. Mesmo assim, a Antropologia, ramo das Ciências Sociais, vêm dando claros sinais da sua utilização. Sobre o relativismo não podemos afirmar:

a) Busca compreender a cultura do outro, a partir da realidade histórica e cultural dos diferentes povos.
b) É o discurso que interpreta as diferenças culturais como sendo algo da natureza humana.
c) É a tentativa de identificar em uma cultura, as qualidades específicas que não existem em outras.
d) Na analise relativista o homem é visto como único em sua essência, e diferente em suas etnias.
e) O homem no relativsimo é compreendido a partir de suas diferenças e interpretado nesse contexto como alguém que é diferente.

05. (J.Rendeiro) Na definição do relativismo é correto afirmar:

a) O ser humano busca compreender suas diferenças a partir de culturas distintas, mensurado suas realidades.
b) A sociedade tende a aceitar o discurso que hierarquiza as realidades historicamente construídas.
c) É a interpretação de uma dada realidade a partir de seu próprio contexto, respeitando as diferenças existentes.
d) È a possibilidade do ser humano buscar uma integração de valores, criando um padrão cultural único.
e) Ocorre quando os indivíduos conseguem orientar suas ações tendo como mote suas realidades particulares.

8 comentários: