Sejam Bem Vindos!

Este blog foi criado para melhor interação com meus alunos do Ensino Médio, facilitando a comunicação, troca de infromações e conteúdos. Espero que seja útil a todos que se interessam pelos temas abordados.

sábado, 22 de outubro de 2011

Ilha das Flores - Documentário

Olá pessoal,
Dentro do conteúdo CULTURA que estamos trabalhando, e também, fazendo parte do Projeto sobre Lixo, na próxima semana estaremos assistindo o vídeo Ilha das Flores. É importante que todos assistam, pois além de estar sendo avaliado, é necessário o entendimento de como a cultura faz parte desse processo.


No filmeIlha das Flores” é notória a comparação que o narrador faz entre Natureza e Cultura. O tomate é proveniente da natureza e o homem se diferencia de uma galinha e do tomate por ter um cérebro avançado, polegar opositor, fabricar a bomba H e plantas o tomate.
O tomate é da natureza, mas no cultivo utilizado pelo homem (agricultura e culinária, por exemplo) torna-se num elemento usado pela cultura humana. Como descreve o “Aurélio”, agricultura é “a arte de cultivar os campos, com vistas à produção de vegetais úteis ao homem”.
O homem produz cultura; o homem sendo um elemento da natureza e utilizando outros elementos naturais para sua composição cultural, utiliza-se dos status culturais e sua capacidade para se diferenciar dos outros e da natureza. Os status culturais e a exigência do mercado gera as disparidades sociais registradas no filme, uma espécie de cultura da miséria.
Está na Natureza orgânica animal, incluindo a humana, a necessidade de comer e na cultura humana o desejo e o modo de “como comer”. As pessoas, no filme, que comem restos de porcos, são movidas mais pela necessidade de comer do que pelo desejo.
A Natureza é a ciência e a desencadeadora da funcionalidade dos ambientes e dos organismos vivos. Algo é natural quando se manifesta independente da ação e intenção humana. A Cultura Humana no sentido de relação social e posse interfere na constituição dos meios naturais e em sua inferência de resultados na vida social.

Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário