Sejam Bem Vindos!

Este blog foi criado para melhor interação com meus alunos do Ensino Médio, facilitando a comunicação, troca de infromações e conteúdos. Espero que seja útil a todos que se interessam pelos temas abordados.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Diversidade cultural e socialização

“A socialização é o processo através do qual as crianças, ou outros novos membros da sociedade, aprendem o modo de vida da sociedade em que vivem. Este processo constitui o principal canal de transmissão da cultura através do tempo e das gerações. (...)
A criança humana é a mais desamparada de todas as crias. Uma criança não consegue sobreviver sozinha e sem ajuda, pelo menos durante os primeiros quatro ou cinco anos de vida. A socialização é, portanto, o processo pelo qual as crianças indefesas se tornam gradualmente seres auto-conscientes, com saberes e capacidades, treinadas nas formas de cultura em que nasceram.”
Anthony Giddens, Sociologia, 5ª edição, F.C. Gulbenkian, Lisboa, 2007, pp. 27 e 28.
Muitas aprendizagens feitas no processo de socialização são realizadas de modo informal e inconsciente. As pessoas aprendem sem perceber que estão a aprender. Aprendem enquanto vão vivendo as suas vidas. Adquirem conhecimentos, hábitos e valores enquanto brincam, conversam ou observam os outros. Brincar com aquelas bonecas contribuirá para as meninas aprenderem como é que na sua sociedade uma mulher se pode e deve vestir.
Mas, embora todos os seres humanos possuam cultura e a transmitam à geração seguinte, não possuem todos uma cultura igual. No planeta Terra existe uma enorme diversidade cultural: milhares de culturas diferentes, com hábitos, tradições e valores muito diversos. Assim, como as bonecas mostram, as meninas ocidentais e as meninas árabes adquirem hábitos e ideias bastante diferentes no que diz respeito ao modo como uma mulher se pode e deve vestir. E também no que diz respeito ao lugar que uma mulher pode e deve ocupar na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário