"A Educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda"
Paulo Freire
Sejam Bem Vindos!
Este blog foi criado para melhor interação com meus alunos do Ensino Médio, facilitando a comunicação, troca de infromações e conteúdos. Espero que seja útil a todos que se interessam pelos temas abordados.
terça-feira, 28 de agosto de 2012
Alienação
e Consumismo
A pessoa alienada perde a compreensão do mundo em que vive e
torna-se alheia a segmentos importantes da realidade em que se acha inserida.
Alienar é transferir para outro o que é seu. Se a Revolução Industrial promoveu
a separação entre produtor e produto, determinando a alienação ante o trabalho,
também fez nascer, durante o século XIX, um grupo intermediário numeroso, que
chamamos de classe média, que veio acompanhado pelo aumento do individualismo,
por maior interesse pela vida privada e, portanto, pela diminuição do
envolvimento pessoal com as questões públicas e políticas. Isso acontece porque
é em casa que a pessoa se sente como "ser humano", é esse o espaço
onde sua presença e suas decisões são importantes, ao contrário da situação
vivida no trabalho, em que é apenas uma peça de uma engrenagem sobre a qual não
tem controle ou poder de decisão. A alienação passa a ser percebida na vida
social do indivíduo, com a formação da "sociedade de consumo", expressão
que carrega uma conotação negativa, pois esse consumo não depende mais da
decisão consciente de cada indivíduo, baseada em suas necessidades e seus
gostos, mas torna-se fruto de necessidades artificialmente estimuladas - fica
claro que o papel dos meios de comunicação nisso é fundamental. Então a culpa é
dos meios de comunicação? Não é necessário encontrar um culpado, mas entender
de que maneira ocorre o processo de alienação, querer buscar suas raízes e
compreendê-lo significa deixar de ser alienado. Os meios de comunicação podem
contribuir para esse processo de conscientização ou são apenas elementos
alienadores? Outra característica do consumismo é o fortalecimento do
individualismo, que se manifesta, por exemplo, quando o valor de alguém lhe é
dado pelos bens que possui, desprezando outros valores, como a ética ou seu
comprometimento social. Percebemos essa situação com o aumento da discriminação
às pessoas mais pobres, principalmente nos grandes centros urbanos, onde é
comum ouvir reclamações "do carro velho que atrapalha" ou insinuações
de que "o indivíduo malvestido pode ser um assaltante". Ao mesmo
tempo, líderes sociais são ridicularizados por que perdem seu tempo. Quando o
tempo é ganho? De que forma o tempo é mais bem aproveitado? Ao dormir durante a
tarde, o tempo é aproveitado? Ou é melhor ficar estudando? Talvez seja melhor
utilizar o tempo para ganhar algum dinheiro? Poderíamos propor outras questões,
mas a resposta é a mesma! O melhor é... Que resposta caberia a todas essas
perguntas?
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