Sejam Bem Vindos!

Este blog foi criado para melhor interação com meus alunos do Ensino Médio, facilitando a comunicação, troca de infromações e conteúdos. Espero que seja útil a todos que se interessam pelos temas abordados.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012


CIDADANIA

Um dos fundamentos do regime democrático é o conceito de cidadania. Segundo o sociólogo Herbert de Souza (Betinho), “cidadão é um indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de questões da sociedade. Tudo o que acontece no mundo, acontece comigo. Então eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida. Um cidadão com um sentimento ético forte e consciente da cidadania não deixa passar nada, não abre mão desse poder de participação(...).
A idéia de cidadania ativa é ser alguém que cobra, propõe e pressiona o tempo todo. O cidadão precisa ter consciência de seu poder”.
A cidadania está diretamente vinculada aos direitos humanos, uma longa e penosa conquista da humanidade que teve seu reconhecimento formal com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada em 1948 pela Organização das Nações Unidas(ONU). Na época – marcada pela vitória das nações democráticas contra o nazismo Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945)-, ela abria a perspectiva de um novo mundo, em que haveria paz, liberdade e prosperidade: uma esperança que acabou não se realizando.

Direitos Humanos e Cidadania

Leia a seguir os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos e procure compará-los com a realidade da cidadania, tal como ela vem sendo praticada no mundo em geral e no Brasil, em particular:
• Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos.
• Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado.
• Todo ser humano que trabalha tem direito a uma remuneração justa.
• Todo ser humano tem direito à alimentação, vestuário, habitação e cuidados médicos.
• Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
• Todo ser humano tem direito ao trabalho e à livre escolha de emprego.
• Toda pessoa tem, direito à segurança social.
• Toda pessoa tem direito a tomar parte no governo de seu país.
• Toda pessoa tem direito a uma ordem social em que seus direitos e liberdades possam ser plenamente realizados.
• Todo indivíduo tem o direito de ser reconhecido como pessoa perante a lei.
• Todo ser humano tem direito à instrução.

Embora a palavra cidadania possa ter vários sentidos, atualmente sua essência é única: significa o direito de viver com dignidade e em liberdade.(...).


As condições de vida das crianças podem indicar o nível de desenvolvimento de um país e permitem fazer projeções de como será sua situação no futuro: por trás de cada criança abandonada existe pelo menos um adulto abandonado: essa criança que hoje vive nas ruas provavelmente irá gerar, quando adulta, outras crianças abandonadas. Ao aceitar passivamente enormes contigentes de crianças de rua, a sociedade está negando a essas pessoas as condições básicas de vida e mostrando o lado mais cruel da ausência de cidadania.
Outro indicador do grau de cidadania de uma nação é o tratamento que se dá aos idosos. Crianças e idosos são os dois extremos frágeis de uma sociedade. Toda sociedade que não respeita suas crianças e seus idosos é incapaz de atender aos princípios mínimos dos direitos humanos e cidadania.


OLIVEIRA,Pérsio Santos. Introdução à Sociologia. São Paulo, Àtica, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário