Sejam Bem Vindos!

Este blog foi criado para melhor interação com meus alunos do Ensino Médio, facilitando a comunicação, troca de infromações e conteúdos. Espero que seja útil a todos que se interessam pelos temas abordados.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Cidadania

A cidadania refere-se aos conjuntos de direitos e deveres de todo cidadão. Segundo Gilberto Dimenstein, a cidadania no Brasil é de papel, pois muitos de nossos direitos ficam só no papel, não são cumpridos na prática.

Daí que vemos a situação das nossas escolas públicas, abandonadas pelas autoridades; a situação dos hospitais e das unidades de saúde, sempre lotadas. Cresce o número de pessoas que morrem à espera de atendimento adequado; Muitos motoristas não respeitam os sinais e as leis de trânsito, daí que cresce o número de acidentes com vítimas fatais a cada feriado; Pedestres que insistem em atravessar fora das faixas de pedestres; calçadas sem a menor condição de circulação, cheias de buracos, desniveladas; carros estacionados em frente a rampa; dentre outros exemplos de desrepeito aos nossos direitos.
Precisamos nos unir e lutar para que nossos direitos sejam respeitados
Se cumprirmos nossos deveres estaremos permitindo que outros usufruam de seus direitos. Por exemplo, se não estacionarmos o carro em frente a uma rampa, respeitarmos os sinais e as leis de trânsito, jogarmos o lixo na lixeira, etc.
E você, o que tem feito para fazer a diferença no meio em que vive? De que forma luta para que seus direitos sejam cumpridos? Cumpre com seus deveres? Conhece seus direitos e seus deveres?


Fonte: http://sociologiaabl.blogspot.com.br/2011/05/cidadania.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário