Sejam Bem Vindos!

Este blog foi criado para melhor interação com meus alunos do Ensino Médio, facilitando a comunicação, troca de infromações e conteúdos. Espero que seja útil a todos que se interessam pelos temas abordados.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Que País é este?


A canção a seguir, de autoria de Renato Russo, veicula certa visão sobre a nação brasileira. Leia-a (de preferência ouça-a) com atenção para responder às questões.

Que país é este
Nas favelas, no Senado,
Sujeira pra todo lado,
Ninguém respeita a
Constituição,
Mas todos acreditam no
futuro da nação.

Que país é esse?

No Amazonas, no Araguaia,
Na Baixada fluminense,
Mato Grosso, nas Gerais
E no Nordeste tudo em paz.

Na morte eu descanso,
Mas o sangue anda solto,
Manchando os papéis e
documentos fiéis
Ao descanso do patrão.

Que país é esse?

Terceiro mundo, se for,
Piada no exterior,
Mas o Brasil vai ficar
rico,
Vamos faturar um milhão,
Quando vendermos todas as
almas
Dos nossos índios num
leilão.

Que país é esse? (Legiao Urbana, Que país é este 1978/1987)

1. De acordo com os dois primeiros versos da canção, a pergunta “Que país é este?” se destinaria a todos os brasileiros ou a um grupo específico? Justifique.
A todos os brasileiros. A expressão “Nas favelas”, referência ao “povão”, acompanhada da expressão “no Senado”, referência às nossas elites, à classe dirigente do país, indica que a pergunta se destina a toda a população do país, sem distinção de classes.

2. Uma das características de uma nação é que seus integrantes habitam um território demarcado, em que prevalecem certas peculiaridades culturais. Aponte e explique a passagem da canção em que se percebe que, geográfica e culturalmente, o Brasil é uma nação.
A passagem “No Amazonas, no Araguaia, / Na Baixada fluminense, / Mato Grosso, nas Gerais / E no Nordeste tudo em paz” refere-se a diversas regiões do Brasil e sugere a existência de um componente cultural em comum entre elas: a expressão “tudo em paz” pode ser entendida como um comentário sobre a passividade do brasileiro diante dos problemas sociais.

3. Geralmente associamos a ideia de nação a valores altamente positivos, como união, igualdade e justiça. Ao traçar um retrato da nação brasileira, o compositor reafirma ou rejeita essa visão? Justifique.
O compositor rejeita a concepção romântica de nação como um grupo de pessoas unido por causas nobres. Segundo a canção, o que nos une e nos faz sentir pertencentes à mesma nação são os nossos vícios (dentre eles a falta de ética, o oportunismo, a hipocrisia e a passividade), como se percebe pelos versos “Ninguém respeita a Constituição, / Mas todos acreditam no futuro da nação”.
Tarefa
Uma das preocupações dos cientistas políticos é definir com precisão seu objeto de estudo. Como vimos em aula, muitos tentam fazê-lo identificando as finalidades da atividade política. A respeito disso, Norberto Bobbio diz:
A Política não tem fins perpetuamente estabelecidos, e muito menos um fim que os compreenda a todos e que possa ser considerado como o seu verdadeiro fim: os fins da Política são tantos quantas são as metas que um grupo organizado se propõe, de acordo com os tempos e circunstâncias.
Compare agora a declaração de Bobbio com esta estrofe camoniana: Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, Muda-se o ser, muda-se a confiança; Todo o mundo é composto de mudança, Tomando sempre novas qualidades.

A estrofe de Camões cita uma característica das sociedades humanas que podemos associar à dificuldade de definir a política pelos seus fins. Qual seria essa característica?
As inevitáveis mudanças do contexto histórico, que resultam em mudanças ideológicas e culturais (como afirmou Camões, “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”). Os fins da política também variam de acordo com o momento histórico. Assim, a dificuldade de definir a política pelos seus fins reside na impossibilidade de formular leis gerais para explicar uma atividade cujas regras se alteram constantemente.

Fonte: http://sociologianocivitatis.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário